O Cavalier King Charles Spaniel (CKCS) é uma raça carinhosa, muito submissa (ideal para quem não tem experiência em educar cães), de fácil aprendizagem e que adora colo. Não é à toa que era usado como "bolsa de água quente" pelas rainhas da corte inglesa, para aliviar cólicas menstruais.
A raça pertence ao Grupo 9 (Cães de Companhia). Como o próprio nome do grupo já diz, é um cão que gosta, essencialmente, de ficar próximo ao dono, fazendo-lhe companhia. Dentre as raças de cães pertencentes a esse grupo, o CKCS é a maior e mais robusta delas. O que significa que o CKCS é um cão extremamente flexível: adora passar o dia inteiro no sofá, no colo, assistindo televisão com o dono, na maior preguiça e; por outro lado, também é uma ótima companhia para um longo passeio no parque ou para uma viagem à fazenda. Também é uma raça muito utilizada para praticar agility.
MACHO OU FÊMEA???? Esta é uma dúvida muito frequente. Diferente do que ocorre em outras raças, o macho do CKCS é mais dócil, mais carinhoso e mais fiel do que a fêmea. O criadores ingleses mais antigos, costumam dizer que a fêmea te ama, mas o macho é APAIXONADO por você. Para evitar as dores de cabeça com o mau comportamento de alguns machos, como marcar o território (sofás, tapetes...), sugerimos que se faça a castração aos 6 meses de idade, após o término de todas as vacinas. Com isso, o macho não aprende a marcar o território com urina (comportamento induzido pela produção de hormônios, que ocorre a partir dos 7 ou 8 meses de idade, ou seja, na adolecência) e continua abaixando para urinar, mesmo quando adulto, como fazia quando filhote.
COMO É A ADAPTAÇÃO EM APARTAMENTOS? O CKCS tem um baixo nível de atividade, o que o torna uma raça ideal para apartamentos. É claro que ele vai precisar de algum exercício, mas não indicamos que eles sejam acostumados a exercícios diários com a finalidade de alívio das suas necessidades fisiológicas...Sugerimos acostumá-lo a urinar em tapetes higiênicos (fraldinhas vendidas em petshops) ou em jornal, na lavanderia, ou varanda. Imagine um dia frio, chuvoso, você com gripe, doente, na cama, e o seu CKCS apertado para ir no banheiro, na rua??? O ideal, é que a rua seja apenas exercício, mas não um banheiro. Se esse for o caso, então os passeios precisam ocorrer no mínimo 3 vezes ao dia! IMPORTANTE: telar todas as janelas e varandas do apartamento, antes da chegada do filhote, pois eles pulam mesmo quando adultos. O Cavalier NÃO é esperto para isso.
EU TRABALHO FORA DURANTE O DIA. MEU CÃO PODERÁ FICAR SOZINHO POR ESSES PERÍODOS? A resposta é sim, com alguns "poréns": se o cão ficar sozinho durante o dia inteiro, ele vai se adaptar sim à rotina, vai dormir enquanto você estiver fora, mas estará no pique total para brincar e receber carinho quando você chegar, cansado, depois de um dia inteiro de trabalho; você pode compensar isso deixando-o dormir no seu quarto, ou até mesmo, em sua cama. CIUDADO IMPORTANTE: filhotes, que ainda não foram eduacados, quando estiverem sozinhos em casa ou sem supervisão, devem ficar em ambientes com espaço restrito e livre de perigos domésticos (fios elétricos, escadas, piscinas etc) e longe de problemas (móveis e tapetes para roer...).
O CAVALIER APRENDE A ANDAR NA RUA SEM COLEIRA? De jeito nenhum!!! O CKCS é uma raça que não conhece o perigo, nem quando adulto. Não tem noção de que passar na frente de um carro pode lhe fazer mal. Não tem noção que pular de uma sacada pode matá-lo. Deve ser sempre tratado como uma criança de 2 anos de idade.